terça-feira, 3 de setembro de 2013

Resenha: O lado bom da vida - Matthew Quick - Livro / filme.

Este livro foi escrito por Matthew Quick, a sua editora é a Intrínseca, tem 254 páginas. O lado bom da vida se tornou um grande sucesso logo depois que foi anunciado que seria feito um filme deste, estrelado por Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro.

O livro conta a história de Pat Peoples (Bradley Cooper), um homem com um transtorno bipolar grave. Que quer se tornar uma pessoa melhor para que Nikki, a sua ex-mulher, o aceite. Ele passa anos numa clínica psiquiátrica, e volta decidido a se corrigir. Virou um viciado em exercícios físicos, leu alguns clássicos que Nikki apresentava a seus alunos, como os escritos por Hemingway, Fitzgerald entre outros. Nessa maratona de reeducação, Pat conhece Tifanny (Jennifer Lawrence), irmã de Veronica, mulher de Ronnie (amigo de Pat).
Tifanny ajuda Pat a supostamente reencontrar Nikki, pois, segundo Tifanny ela a conhece. Então, os dois começam a ser cada vez mais amigos, sempre se encontrando para conversar ou para treinar passos de dança. E quando você vê, já acabou o livro. É uma leitura rápida, primeiro porque são poucas páginas, apenas 254. Segundo, pois a escrita de Matthew Quick é muito fluida, muito gostosa de ler, você devora as páginas sem perceber.
            Eu sinceramente adorei a Tifanny, a maneira de ela agir, e a interpretação feita Jennifer Lawrence ficou perfeita. A ironização em suas palavras, a maneira como ela lida com o seu passado e seu jeito de andar caiu como uma luva em Lawrence.
Agora, nada supera a interpretação feita por Bradley Cooper, ele ficou idêntico ao Pat, os momentos de distúrbios, a sua contagem regressiva, a sua mania por exercícios. Nossa, sem palavras para quem dirigiu e produziu o filme, a maior parte ficou fiel ao livro. Entretanto, não gostei muito da mudança que fizeram no concurso de dança e a tal aposta dupla, elas não existiam no livro. Apenas isso me deixou desconfortado no filme, prova disto são os prêmios que os atores estão ganhando pela interpretação, minha nota é dez para os dois, o livro e o filme.
     A diagramação foi bem feita, com margens grandes, não deixando os textos socados nas páginas. A sua fonte é razoável. Seus capítulos são curtos, fazendo assim com que você leia mais rápido.
 “Reli a carta diversas vezes, a noite inteira. Há partes que não quero acreditar que sejam verdade – especialmente a partes sobre eu ter cometido u crime e Nikki ter se divorciado de mim, que são ideias que me dão vontade de bater o punho contra a minha testa. Que tipo de crime me colocaria em tal situação, e quem teria retirado as acusações quando eu me internei em uma unidade de saúde mental?”
Página 166.
Indico este livro para pessoas que gostam de livros extrovertidos, historias bem desenvolvidas ou até mesmo pessoas que leem vários gêneros literários. Recomendo também este livro para quem está começando a entrar no mundo maravilhosa que é a leitura, pois, como já disse, ele é simples, fluido e extrovertido, uma ótima leitura.
“- Nikki... gosta... de... homens... com... peitoral... forte – respondo, pronunciando uma palavra a cada flexão, saboreando as gotas salgadas de suor que escorrem para dentro de minha boca.”
  Página 7.
Esta resenha foi escrita por Luiz Filipi Schveitzer, estudante de quinze anos viciado em livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário